Fazia tempo que o mundo não via uma pandemia como o Covid 19, ou simplesmente novo Coronavírus. Vírus já conhecido em todo mundo, o Coronavírus foi descoberto em meados da década de 60, e pertence a uma grande família virai, sendo que o Covid 19 é o mais novo e ainda sem um tratamento efetivo.
Descoberto em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China, o mundo já anuncia 210 mil pessoas infectadas e 9 mil mortos por Covid 19, sendo que quase a metade só no continente Europeu.
Os números assustam e o caos é eminente, mas em dias de pandemia e isolamento em casa, é preciso tomar cuidados de higiene e limpeza essenciais para evitar a infecção e manter a saúde da família em dia.
Coronavírus
A OMS classifica o novo Coronavírus como uma doença mundial, uma pandemia sem precedentes, que começou em uma pequena cidade chinesa e alastrou pelo planeta em poucas semanas.
Apesar do epicentro da doença ser hoje a Europa e a Asia, no Brasil a questão já é preocupante, com mais de 530 infectados, mais de 11.200 suspeitos e 6 mortos, número que tende a aumentar ao longo das próximas semanas ou meses.
Com sintomas de uma gripe comum, o Covid 19 é perigoso por ser um vírus novo, ainda que pertencente a uma família virai já conhecida. O coronavírus pode muitas vezes não causar sintomas, porém ainda contagiar muitas pessoas e nos casos graves, oferecer risco de vida com comprometimento dos pulmões e rins.
Segundo a OMS e seguido pelo ministério da Saúde brasileiro, a ordem é que o país pare assim como todo planeta está fazendo, na busca de frear o avanço do Covid 19. Ou seja, fechar empresas, parar o transporte público, suspender aulas e todas pessoas se trancarem em casa até que o surto passe.
A medida radical já foi vista em outras épocas semelhantes como eficaz e apesar de causar improdutividade e um caos mundial, principalmente financeiro, é a única forma de manter as pessoas o mais longe possível de serem infectadas, além de evitar que o sistema de saúde não tenha como comportar tantos doentes.
A medida também busca proteger que pessoas acima de 60 anos e com doenças pré existentes sejam acometidas pela doença, já que estes são o grupo de maior risco e mortalidade.
Diante dessa realidade, é necessário haver em nossas casa não só suprimento de alimento e o necessário para passar os dias de quarentena, mas principalmente a limpeza completa e efetiva, que garanta a saúde da família e o vírus cada vez mais longe de nossas casas.
Tempo de vida do Coronavírus nas superfícies
Um estudo recente mostra que o Coronavírus pode infectar pessoas através do toque ou manuseio de alguns objetos e por isso a recomendação da OMS é que as pessoas evitem beijos, abraços e apertos de mão, além de evitar o toque em superfícies e objetos de uso coletivo, que possam carregar o vírus.
Por exemplo, descobriu-se que produtos a base de aço inox, podem manter o vírus ativo por até 72 horas! O plástico também é outro produto que mantém o vírus por 3 dias e o papelão por até 24 horas.
O objeto com menor tempo de sobrevida para o vírus é o cobre, com até 4 horas apenas. Até mesmo a poeira que podemos encontrar em cima de um móvel pode conter o novo Coronavírus, porém possui o menor tempo de permanência da doença: apenas 1 hora.
Ou seja, panelas de aço Inox devem ser higienizadas, prlncipalmente nas casas de pessoas que tenham algum tipo de gripe ou foram confirmadas para o novo Coronavírus. Plástico e papelão também devem receber a mesma atenção, independente de haver ou não vestígios da doença.
Como manter a limpeza de casa em dia
A limpeza de casa deve ser uma obrigação e responsabilidade diária, porém uma faxina mais intensa deve ser feita pelo menos uma ou duas vezes na semana. Em tempo de confinamento como agora e com mais pessoas dentro de casa, a tendência é haver mais produção de lixo emais bagunça, e, portanto, é fundamental a colaboração de todos para manter a assepsia local.
Se não existe nenhum caso de Covid 19 na residência, a limpeza pode ser como a de rotina, uma ou duas vezes por semana, uma faxina mais séria, porém com a lavagem de banheiros a cada 2 dias ou a higienização com água sanitária sobre as peças como vaso e pia.
Em cozinhas o cuidado deve ser semelhante e levando em conta que deve ser evitado o compartilhamento de copos, talheres e pratos para evitar contaminações. Na hora da limpeza, o uso de luvas é obrigatório e se possível usar máscara de proteção.